ALERTA FALSO SOBRE FEBRE AMARELA EM NANUQUE

0
3423

Desde ontem(13) esta veiculando nas redes sociais  uma mensagem onde supostamente pacientes com febre amarela estariam internados na cidade.

“ATENÇÃO CIDADES DO VALE DO MUCURI É SUL DA BAHIA
Foi encontrado na data do dia 09/01/2017 na Distrito distrito de posto da mata/BA, dois macacos mortos e imediatamente a secretaria de saúde recolheu o animal e enviou para a capital de Vitória para exames ,e o resultado saiu hoje 13/01/2017, sendo positivo pra febre amarela, estão mantendo tudo em sigilo para não causar pânico a população, 7 moradores de posto da mata e 3 de argolo estão contaminados por febre amarela.
Na cidade de Nanuque/MG no hospital particular da região tem 2 pacientes internados por febre amarela, estes vieram da cidade de Ipatinga e passaram por posto da mata para visitar parentes e se sentiram mau e foram encaminhados para Nanuque.
Há 4 casos *SUSPEITO* no pronto Socorro de Nanuque mas a secretaria de saúde de Nanuque está escondendo da população devido não ter vacinas suficientes nos postos de saúde do município.
No presidio da cidade de Nanuque há 17 casos suspeitos, e também 1 caso confirmado de tuberculose no presidio.
*Atenção moradores de Nanuque e região do Sul da Bahia,proteja se, vacine se, envie está esta mensagem para todos que vocês gostem, a coisa é seria, mas séria do que pensávamos.”

Desvendando a mensagem:

  • Se um macaco foi encontrado em Posto da Mata -Ba, ele deveria ser encaminhado para Salvador, capital do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado avisada;
  • Se até a OMS( Organização Mundial de Saúde) esta sabendo do surto de febre amarela, por quê manter o sigilo?;
  • Pronto Socorro municipal de Nanuque e Hospital Gecy Gomes e presídio, negam ter pacientes com febre amarela ;
  • Mais 5000 doses da vacina esta chegando na próxima semana na cidade.

Segundo o secretário de saúde, Marcos Antônio Gonçalves, isso é uma falta de respeito, pois é um assunto sério e perigoso para a população. ” Estamos vacinando as pessoas de Nanuque e fazendo o máximo possível para que um surto não aconteça por aqui, espalhar esse tipo de notícia, é causar tumulto desnecessário. Incentivar a vacinação entre amigos e familiares é a coisa certa. Quem não estiver com a vacinação em dia, encaminhe-se a um posto de saúde mais perto da sua casa. Prevenção é sempre o melhor caminho”, conclui o secretário.

Com esses dados é possível perceber que o “alerta” que viraliza nas mídias é mais do que falso, chega a ser calunioso.

Então nada de compartilhar esse alerta falso e para a sua proteção, vacine-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.