ATENÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO SISU E PROUNI 2017

0
3062

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (30) a chamada regular com os nomes dos selecionados na edição do primeiro semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Esta edição do Sisu teve 2.498.261 inscritos e 4.880.047 inscrições (já que os candidatos podiam selecionar duas opções de curso). Para concorrer, era necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas.

Matrículas

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse.

Veja a lista: http://sisu.mec.gov.br/

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas será feita pela instituição a partir do dia 16 de fevereiro. Assim, é importante que o interessado acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

Informações importantes:Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato que for selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

ProUni

As inscrições do ProUni terão início a partir das 0 horas do desta terça-feira(31). Serão 214 mil bolsas de estudo somente no primeiro semestre e os interessados devem fazer suas inscrições até às 23h59minh do dia 3 de fevereiro.

No ato da inscrição, o candidato deve informar a mesma senha que foi utilizada para o Enem 2016 e o número da sua inscrição. Deverá comprovar renda de até um salário mínimo e meio por membro da família para ter direito às bolsas integrais, ou até três salários para bolsas parciais.

Desde sua criação, o ProUni nunca ofertou tantas vagas. São 103.719 bolsas integrais e 110.391 bolsas parciais, nesse caso o Governo cobre uma parte das mensalidades.

Para se inscrever, clique em: http://prouniportal.mec.gov.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.