CONSULTA PÚBLICA PARA MUDANÇA NO ENEM

0
586

A consulta pública aberta pelo MEC (Ministério da Educação) sobre mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ficará aberta até a próxima sexta-feira (17). As sugestões dos participantes têm de ser enviadas por meio do site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC responsável pela organização e aplicação da prova.

O objetivo da consulta pública é colher as considerações de estudantes de todo o País a respeito da necessidade de eventuais mudanças no Enem , entre elas o modelo de aplicação e o número de dias considerado ideal para a realização da prova. O Inep informa que as respostas poderão ser enviadas até às 23h59 de sexta-feira.

Ao todo, a pesquisa é composta por quatro questões. A primeira delas apura se a aplicação do exame deve manter o formato atual, em dois dias, ou se seria melhor que fosse realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões, além da redação. Nesse caso, seriam cinco horas e meia de duração da prova.

A segunda questão é um complemento da anterior: no caso de o exame continuar a ser aplicado em dois dias, os cidadãos devem opinar sobre os mais adequados — domingo e segunda-feira, que se tornaria feriado escolar, dois domingos consecutivos ou, como funciona no modelo atual, no sábado e no domingo.

A terceira é direcionada a colher opiniões a respeito da possibilidade de a prova ser aplicada pelo computador. Por fim, o participante tem a oportunidade de apresentar sugestões para o aprimoramento do exame. Para isso, poderá escrever um texto com no máximo 300 caracteres.

Inicialmente, o Inep havia definido que o prazo para participação na consulta pública seria encerrado no dia 23 de janeiro.A autarquia informa que a prorrogação foi necessária em razão do alto número de  acessos no sistema.

Fonte e fotos: IG

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.