EMBALAGENS DEVERÃO ALERTAR SOBRE LACTOSE

Os alimentos fabricados no Brasil que tiverem lactose nos ingredientes devem trazer a informação destacada no rótulo, de acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovada na última terça-feira (31). Os fabricantes têm até 24 meses para se adequar a nova norma.

Alimentos com mais de 100 miligramas (mg) de lactose para cada 100 gramas ou mililitros devem exibir o aviso. Ou seja, produtos com lactose em quantidade acima de 0,1% devem trazer a expressão “contém lactose“, ou semelhantes, na embalagem.

O limite de 100 mg foi definido com base na experiência de outros países que já adotam esta regulação há bastante tempo, como Alemanha e Hungria. A medida vale para bebidas, ingredientes, aditivos alimentares e qualquer outro coadjuvante para alimentos.

Entretanto, a quantidade é segura apenas para quem tem intolerância e não para quem tem alergia à lactose. “Para alérgico, qualquer pequena quantidade pode dar uma reação”, explica a presidente da Associação Cearense dos Profissionais da Segurança dos Alimentos (Acesa) Elayne Marques. A alergia é caracterizada por uma reação à proteína do leite, já quem tem intolerância tem ausência ou diminuição na quantidade da lactase, enzima que quebra a lactose no organismo.

Os sintomas do indivíduo alérgico e do intolerante, também são distintos, detalha a presidente da Acesa. “Alergia tem sintomas que vai desde uma coceira na pele até problemas respiratórios e pode chegar até a óbito. Já a pessoa intolerante pode ter mal estar, diarreia e excesso de gases. Dificilmente pode chegar à morte”.

Veja como ficará o rótulo das embalagens:

 

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

INDICAÇÕES LEGISLATIVAS DE 06 A 19 DE NOVEMBRO

Benta Viegas Bouzada – Professora Suzi Sinalização e regularização dos pontos de ônibus. Carlos Lucas do Nascimento -Pastor Carlos Lucas Operação tapa buracos nas ruas: Álvaro Vieira e Aimorés no bairro Romilda Ruas, Av.Ivo Dantes Lajes na Reta, Av. Alves ...