GOVERNO LIBERA R$100 MILHÕES PARA SISTEMA PRISIONAL

O presidente Michel Temer abriu crédito extraordinário de R$100 milhões para o Ministério da Defesa. Os recursos serão usados para apoio logístico das Forças Armadas no sistema penitenciário e nas ações de segurança nos estados.

Em janeiro o governo federal autorizou a atuação das Forças Armadas nos presídios para fazer inspeção de materiais proibidos e reforçar a segurança das unidades. A segurança interna, entretanto, continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários.

A cooperação entre os entes locais e federais ao combate ao crime organizado e na modernização dos presídios é um dos pontos do Plano Nacional de Segurança Pública, lançado em janeiro em meio à crise no sistema prisional em diferentes estados, que já resultou na morte de mais de 100 detentos.

O apoio do Ministério da Defesa será dado mediante a demanda dos governadores. Para isso, eles devem solicitar ao presidente um  decreto de Garantia da Lei da Ordem(GLO), um instrumento legal que vai determinar o envio dos militares. Nesse caso, o comando das operações ficam a cargo das Forças Armadas.

Os militares só entrarão nos estabelecimentos prisionais depois que as forças policiais locais garantirem que não há risco. Os militares não terão contatos com os presos, que deverão ser retirados das celas e demais dependências durante a inspeção em busca de armas, drogas e aparelhos celulares. As Forças Armadas também vão oferecer treinamento para que as próprias forças de segurança pública estaduais façam inspeções regulares.

A medida provisória com crédito extraordinário já esta disponível no site do Diário Oficial da União.

 

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

SUZI BUSCA SOLUÇÃO PARA O PERIGO DOS TERRENOS BALDIOS

Vários moradores, munidos de fotografias e de pequenos animais peçonhentos presos, procuraram a vereadora Benta Viegas (REDE) para reclamar do crescente aparecimento de animais peçonhentos e de mosquitos em suas residências, todos provenientes de terrenos ou de casas abandonados. Diante ...