MARCELO FÉLIX PREOCUPADO COM A FEBRE AMARELA

Para discutir propostas de ação e prevenção contra a febre amarela, a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni se reuniu com representantes de cinco municípios do Vale do Mucuri, dentre eles Nanuque. A medida se tornou necessária após a ocorrência de 12 mortes em hospitais da região com a suspeita dessa doença.

O vereador Marcelo Félix (PSDC), acompanhado do prefeito, do vice e do secretário de saúde participaram desta reunião ocorrida no dia 9 janeiro. O governador do Estado, Fernando Pimentel também participou e trouxe vacinas e a liberação de uma verba de R$14,5 milhões para o combate na região.

“O que é certeza e não muda é a forma de se prevenir“, afirma o vereador e continua “A vacina é a única forma de se evitar o contato com o vírus da Febre Amarela. A imunidade da vacina é preconizada pelo Ministério da Saúde por pelo menos dez anos, porém, algumas pesquisas apontam que a proteção à doença pode durar por um tempo ainda maior. Por isso, muitas pessoas já estão imunes à doença. Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação também em quem já tomou a vacina há mais de dez anos”, destaca.

Gratuitas, as vacinas são aplicadas nas unidades básicas de saúde dos municípios. Para se evitar ao máximo que os possíveis casos da doença em zonas rurais cheguem às cidades por meio do mosquito Aedes aegypti, a missão principal é exterminar os focos de água parada, evitando sua proliferação.

“Evitem deixar qualquer recipiente destampado, como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa, pois são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolver-se na água, se tornarão novos mosquitos. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo. E se for viajar para áreas com indícios da doença, procure se vacinar com antecedência”, conclui o vereador.

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

MARCELO FÉLIX AGRADECE AOS ORGANIZADORES DA 7ª MARCHA PARA JESUS

A Marcha para Jesus realizada no último final de semana em Nanuque, foi o evento religioso mais comentado da cidade durante a semana. Nas redes sociais e nas ruas, só ouvia dizer elogios da organização e da quantidade de jovens ...