MISTÉRIO DOS GRILOS INTRIGA MORADORES DE NANUQUE

Uma praga de grilos e esperanças tem tirado o sossego dos moradores de vários bairros de Nanuque. Eles aparecem principalmente à noite. Especialistas explicam que há mais de um motivo para que os grilos apareçam em grande número – um deles pode ser o aumento da temperatura nos últimos dias ou a busca por alimentos.

O som que escutamos e é conhecido como “canto do grilo”, na verdade é o som das asas do macho para atrair a fêmea para o acasalamento. Cada fêmea pode gerar de 40 a 50 novos grilos a cada ciclo reprodutivo.

Outro fator importante é que o homem tem contribuído para o aumento desses insetos por conta dos desmatamentos. “Nós estamos convivendo com período quente e alguns predadores desaparecem. As cidades também passam por um processo de desmatamento para construção civil, o que também provoca a migração de outros predadores”, diz um entomólogo.

Os especialistas informam que os grilos não picam, e o uso de inseticidas tem de ser de forma moderada.

A Prefeitura de Nanuque não faz o controle de pragas domésticas e os especialistas recomendam a contratação de uma empresa especializada para fazer este tipo de trabalho.

Grilos e gafanhotos, de um modo geral, são inofensivos para a população. Não trazem doenças e não atacam. O risco maior é para a lavoura e para os jardins, já que eles adoram comer plantas, mas por andarem em esgotos e lixo, podem trazer algumas doenças para as casas. A recomendação é sempre manter o quintal limpo e armazenar o lixo em local apropriado e se possível tampado. Deixar as luzes de dentro da casa apagadas evita que eles entrem, pois são atraídos pela claridade.

O mistério do aparecimento dos insetos é que nessa época do ano, quando a temperatura esta um pouco mais baixa, eles não se reproduzem, isso geralmente ocorre durante a primavera e verão.

Há duas espécies : o verde com longas antenas, conhecido popularmente como esperança e o amarronzado e preto, que são uma espécies de grilo.

Por não se reproduzirem no outono/inverno é preciso fazer um estudo in loco para saber o porquê dessa infestação.

  

 

 

 

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

CALÇAMENTO NO BAIRRO ESPÍRITO SANTO

A vereadora Elienis Tigre (PMDB) indicou o calçamento da rua Wantuil Lopes no bairro Espírito Santo. “Devemos ter sensibilidade para reconhecer os transtornos que moradores desta localidade passa. Lama, poeira, difícil acesso, dentre outros são alguns que cito imediatamente. O calçamento ...