MISTÉRIO DOS GRILOS INTRIGA MORADORES DE NANUQUE

Uma praga de grilos e esperanças tem tirado o sossego dos moradores de vários bairros de Nanuque. Eles aparecem principalmente à noite. Especialistas explicam que há mais de um motivo para que os grilos apareçam em grande número – um deles pode ser o aumento da temperatura nos últimos dias ou a busca por alimentos.

O som que escutamos e é conhecido como “canto do grilo”, na verdade é o som das asas do macho para atrair a fêmea para o acasalamento. Cada fêmea pode gerar de 40 a 50 novos grilos a cada ciclo reprodutivo.

Outro fator importante é que o homem tem contribuído para o aumento desses insetos por conta dos desmatamentos. “Nós estamos convivendo com período quente e alguns predadores desaparecem. As cidades também passam por um processo de desmatamento para construção civil, o que também provoca a migração de outros predadores”, diz um entomólogo.

Os especialistas informam que os grilos não picam, e o uso de inseticidas tem de ser de forma moderada.

A Prefeitura de Nanuque não faz o controle de pragas domésticas e os especialistas recomendam a contratação de uma empresa especializada para fazer este tipo de trabalho.

Grilos e gafanhotos, de um modo geral, são inofensivos para a população. Não trazem doenças e não atacam. O risco maior é para a lavoura e para os jardins, já que eles adoram comer plantas, mas por andarem em esgotos e lixo, podem trazer algumas doenças para as casas. A recomendação é sempre manter o quintal limpo e armazenar o lixo em local apropriado e se possível tampado. Deixar as luzes de dentro da casa apagadas evita que eles entrem, pois são atraídos pela claridade.

O mistério do aparecimento dos insetos é que nessa época do ano, quando a temperatura esta um pouco mais baixa, eles não se reproduzem, isso geralmente ocorre durante a primavera e verão.

Há duas espécies : o verde com longas antenas, conhecido popularmente como esperança e o amarronzado e preto, que são uma espécies de grilo.

Por não se reproduzirem no outono/inverno é preciso fazer um estudo in loco para saber o porquê dessa infestação.

  

 

 

 

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

MORRE JUDITE DO POSTO , EX-VEREADORA DE NANUQUE

Morreu na noite desta segunda-feira, 21 de agosto, Judite Medeiros da Silva(64), conhecida como Judite do Posto, a ex-vereadora faleceu vítima de complicações do diabetes em Belo Horizonte e será sepultada e velada em Mucuri(BA) onde morava atualmente. Judite atuou ...