Morcegos-vampiros começaram a morder pessoas no Brasil, e a culpa pode ser nossa

De acordo com um novo estudo, uma espécie de morcego-vampiro que normalmente se alimenta de pássaros nativos passou a chupar sangue de humanos à noite, provavelmente porque nós invadimos o território deles. Os pesquisadores analisaram fezes de morcegos-vampiro do Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, para ver como eles reagiam a mudanças feitas por homens em seu habitat.

“Como a espécie se comportaria em uma situação de escassez de pássaros selvagens e de aumento de disponibilidade de animais domésticos?”, escreveram os autores do estudo.“Seriam induzidos a incluir mamíferos em sua dieta?”

O que eles descobriram nas fezes, no entanto, foi ainda mais maluco: fragmentos de DNA indicavam que os pequenos sugadores regularmente consumiram tanto galinhas quanto sangue humano. “Ficamos bastante surpresos”, contou Enrico Bernard, um dos autores do estudo, em entrevista à New Scientist. “Eles estão se adaptando ao ambiente e explorando os novos recursos.”

Os pesquisadores ainda não determinaram como os morcegos estão encontrando sua nova presa, mas suspeitam de que estejam entrando em quartos através de buracos nas casas ou fincando seus dentes em pessoas dormindo do lado de fora, em redes.

De um jeito ou de outro, vale a pena considerar como nossas ações impactam os pequenos vampiros: em 2005, mais de 1.300 pessoas contraíram raiva, e, posteriormente, 23 morreram por causa da doença após uma série de ataques de morcegos no Brasil, possivelmente causadas pelo desflorestamento.

Fonte: Gizmodo

Segue link em inglês:  https://www.newscientist.com/article/2117767-wild-vampire-bats-are-now-sucking-blood-from-humans-at-night/

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

DEPUTADO NEILANDO PIMENTA DESTINA VERBA PARA REFORMA DO CAMPO DE FUTEBOL DO NAÇÕES UNIDAS

O campo de futebol  society do bairro Nações Unidas, em Nanuque, passará por uma reforma de iluminação e alambramento. Os recursos para a execução da obra, no valor de R$ 115 mil, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado estadual ...