Projeto da UFVJM disponibiliza acervo digital sobre história do Vale do Mucuri

0
1283

A história do Vale do Mucuri agora pode ser encontrada de maneira fácil e organizada. O projeto Centro de Documentação e Arquivos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) entregou um acervo digital sobre o tema para a Biblioteca do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. A comunidade acadêmica e, também, toda a população podem conhecer a história do Vale do Mucuri por meio desse acervo de jornais, revistas, documentos e fotografias disponíveis na Biblioteca do Campus do Mucuri.

O projeto é vinculado ao Departamento de Serviço Social, do Campus do Mucuri, e foi iniciado em fevereiro de 2016. De acordo com o coordenador do projeto, professor Márcio Achtschin Santos, o material disponibilizado para a biblioteca é resultado de uma primeira fase (Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-UFVJM), de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Achtschin destaca que o objetivo do projeto é mapear, identificar, catalogar e produzir arquivos digitais relacionados à história do Vale do Mucuri que estão sob a guarda de proprietários e instituições tanto na região como aqueles espalhados no Brasil.

“Foram mapeados os documentos disponíveis em Teófilo Otoni na primeira fase do projeto. Identificado o material, é relacionado em uma lista de prioridades e posteriormente feita a digitalização”, explicou o professor sobre como foi feito o trabalho, que conta com a atuação de alunos da UFVJM, como bolsistas.

Todo o acervo pode ser consultado dentro da biblioteca, em computadores disponibilizados aos usuários. Empréstimos não estão disponíveis. A Biblioteca do Campus do Mucuri fica aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados letivos (conforme calendário da UFVJM, publicado no site da universidade: www.ufvjm.edu.br), das 8h às 12h.

 

Fonte: Aconteceu no Vale

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.