RECEITA LIBEROU PROGRAMA DO IR 2017

A Receita Federal vai liberou nesta quinta-feira (23) o download do programa gerador do Imposto de Renda 2017, referente ao ano base 2016. A entrega das declarações vai começar no dia dois de março, após o Carnaval, e se estende até 28 de abril. Nesta quarta (22) a instrução normativa com as regras do IR foi publicada no Diário Oficial da União.

Pelo cronograma, idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade na restituição, mas os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo. Caso o contribuinte não entregue após o prazo ou deixe de declarar, pagará multa com valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do imposto devido.

Pelas normas divulgadas pela Receita, estão obrigados a entregar a declaração os contribuintes tiveram renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis, etc) superiores a R$ 28.123,91 em 2016, o que significa um acréscimo de 5% em relação ao ano passado. A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da RF (Receitanet), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço ‘Fazer Declaração’ – para tablet e smartphone.

Entre as novidades para este ano estão a necessidade da apresentação de CPF para os dependentes com até 12 anos de idade completos até 31 de dezembro de 2016, a Declaração de Capital Brasileiro no Exterior, para pessoas que possuem bens fora do Brasil, e o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, voltado para pessoas que têm apresentaram problemas específicos com a Receita até 2014.

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

CALÇAMENTO NO BAIRRO ESPÍRITO SANTO

A vereadora Elienis Tigre (PMDB) indicou o calçamento da rua Wantuil Lopes no bairro Espírito Santo. “Devemos ter sensibilidade para reconhecer os transtornos que moradores desta localidade passa. Lama, poeira, difícil acesso, dentre outros são alguns que cito imediatamente. O calçamento ...