VEREADORES PARTICIPAM DO FÓRUM REGIONAL EM NANUQUE

O circuito da nova fase Fóruns Regionais de Governo esteve nesta quinta-feira (03/08), em Nanuque, com ações para gestores públicos, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, agricultores familiares e moradores dos municípios do território do Vale do Mucuri. O evento contou com a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para Nanuque e agendas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

As atividades foram realizadas na escola estadual Antônio Batista da Mota, de 8 às 17 horas. O espaço da escola abrigou estandes com ações dos mais de 40 órgãos estaduais, que prestam contas das políticas públicas executadas no território, esclarecendo dúvidas e disponibilizando serviços.

Paralelamente, foram realizados debates, oficinas, palestras, exposição do artesanato local, feiras da agricultura familiar e economia popular solidária.

Fernando Pimentel tem percorrido cada território com os secretários de Estado. O governador observa a assertividade dos Fóruns Regionais como método de governo. “A melhor forma de governar é esse modelo que a gente trouxe agora na nossa gestão, de governar o estado ouvindo as pessoas, chegando perto das pessoas, estando presente. Se não for assim, você não consegue governar, porque o estado é muito grande e muito diversificado”, afirma Pimentel.

Os Fóruns Regionais são coordenados pela Seedif . A pasta sempre realiza reuniões com os interlocutores dos órgãos de Governo para planejar as ações que serão levadas a cada território.

Segundo o coordenador dos trabalhos, Fernando Tadeu David, subsecretário dos Fóruns Regionais, o circuito de ações e serviços desta etapa é uma oportunidade para que o cidadão conheça de perto o que está sendo feito pelos órgãos estaduais, tirar dúvidas, consultar a equipe técnica e fazer solicitações.

A programação conteve ações importantes para os gestores municipais. A Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional (Secir), por exemplo, esclareceu dúvidas em relação aos seus projetos e convênios.

O plantão técnico informou como funciona a Rede de Desenvolvimento Institucional e Capacitação dos Municípios (Redic), assim como forneceu uma cartilha com orientações. O prefeito e vereadores poderão se guiar pelo documento para ter acesso às políticas públicas de planejamento das cidades, regularização fundiária, saneamento básico, infraestrutura urbana, habitação e associativismo por consórcios públicos.

As palestras, workshops e oficinas aconteceram paralelamente ao circuito de ações e serviços. Durante todo o período da programação também foram realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária, cadastro de artesão e exposição de artesanato. Houve também apresentações artísticas de grupos e artistas locais.

SOBRE NANUQUE

Durante o evento, com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas, o governador anunciou, entre outras ações, a instalação de Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar em Nanuque, que será composto por 16 homens e duas viaturas, atendendo até 20 municípios.

Também foram entregues 11 ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), com investimento de R$ 1,3 milhão, que atenderão ao Samu da região.

“O governo veio a Nanuque para ouvir vocês, levantar os problemas e dizer claramente que os obstáculos são muitos, mas que, juntos, podemos superar qualquer crise. Se não fosse assim, não estaríamos entregando hoje 11 ambulâncias novas para o Samu da região. E não teríamos feito a estrada de Malacacheta a Água Boa. Para as outras demandas, nós vamos conversar com vocês sobre como alocar os recursos, que são poucos”, afirmou. “Sabemos que tem de fazer posto de saúde, reformar escola, colocar viatura nova para a PM. Não dá para fazer tudo de uma vez, então vamos decidir juntos o que é mais importante. É para isso que serve o Fórum Regional”, ressaltou o governador.

O evento que contou com 29 municípios que integram o território,  o governador Fernando Pimentel também assinou despacho que criou o  Grupo Executivo Permanente para apoiar a prática da agroecologia entre os agricultores familiares na região. Além disso, um selo personalizado do Circuito dos Fóruns Regionais foi lançado.

IMPRESSÕES DOS VEREADORES

“O Município de Nanuque se fez presente no Fórum Regional de maneira exemplar. Foi uma maneira de participar ativamente das discussões e possíveis desdobramentos por parte do governo do Estado”, disse a presidente da Câmara Rozilene Nininha.

Marcelo Félix, Professora Suzi e Elienis, confirmam seus empenhos em prol da cidade e garantem que sempre estarão lutando por dias melhores para Nanuque. “Queremos deixar uma marca de determinação e de honestidade para todos nesta cidade. Não entramos na política para brincar de ser vereador. Enquanto formos representante do povo, todos em Nanuque poderão ter a certeza que estaremos nas primeiras trincheiras na luta por uma cidade melhor”.

Sobre Evelyn Shiroki

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

HORÁRIO DE VERÃO 2017 COMEÇA NESTE DOMINGO

Nas regiões do país em que a mudança é adotada foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do horário de verão. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 ...