1ª QUINZENA DO GOVERNO ROBERTO DE JESUS

0
2464

Passada a euforia da vitória nas urnas e da posse, o prefeito Roberto de Jesus (PSDC) iniciou seu governo em meio a um caos. Na herança deixada por seus antecessores estão dívidas milionárias, folha de servidores públicos em atraso, falta de remédios nos postos de saúde, convênios suspensos, débitos com fornecedores e queda na arrecadação. A lista é extensa e para a maior parte deles, a solução é inviável em curto prazo. É um cenário sombrio.

Em seu discurso de posse, Roberto deixou claro que precisa, urgentemente, reduzir gastos e isso implica, entretanto, romper com o modelo tradicional.

O cenário externo pouco ajuda com os problemas econômicos e políticos que enfrenta e ainda conta com a ajuda da PEC do Teto, que complica mais ainda a vida do gestor.

Internamente, as dívidas deixadas pelos gestores passados e falta de perspectivas de melhorias na arrecadação, representam uma dor de cabeça.

Mesmo diante desse cenário cheio de incertezas, o prefeito Roberto de Jesus tem um planejamento para a reestruturação e resgate do município de Nanuque. Ele lembra que a prefeitura é como uma empresa, que tem que ter um plano para uma boa administração. “Não é o que acontece com as cidades, faltam compromisso e planejamento”, conclui.

O legado diabólico que Roberto herdou, fará com que o prefeito leve algum tempo para mostrar os primeiros resultados concretos das mudanças que o povo nanuquense tanto espera.

Nesses primeiros momentos haverá muitas cobranças e incompreensões. É natural, mas ao longo do governo as coisas vão se ajustando.

Quanto à gestão, o prefeito tem que procurar parcerias institucionais com os governos estadual e federal, cobrar metas dos secretários, abrir o governo para a participação popular, instituir canais de transparências, inaugurar uma relação realmente republicana com a Câmara de Vereadores e romper com a promiscuidade do passado entre o executivo e legislativo. Investir, essa é a palavra.

Enfim, o prefeito Roberto de Jesus tem tudo para acertar e realmente não decepcionar a sofrida população de Nanuque, inclusive conta com um companheiro leal e competente que é o vice-prefeito, Benedito Souza Barreto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.