CURIOSAS TRADIÇÕES DE ANO NOVO PELO MUNDO

0
3697

 

Nós, brasileiros, temos o hábito de comemorar na praia e com fogos de artifícios, mas ao redor do mundo essas tradições são as mais variadas possíveis e até mesmo estranhas.

Como a contagem regressiva para 2017 já começou, vamos conecer as tradições de diferentes culturas e países para celebrar a chegada  do Ano Novo.

GRÉCIA

Os gregos penduram cebolas na porta de casa para esperar o Ano Novo. O costume significa renascimento no início de um novo ciclo. Além disso, como um símbolo de prosperidade e boa sorte, eles também abrem uma romã antes de entrar em casas no primeiro dia do ano que está por começar.

ESTÔNIA

De acordo com a tradição, se alguém come 12 refeições na véspera do Ano Novo, ela vai adquirir a força de 12 pessoas no ano seguinte.

BÉLGICA

A véspera de Ano Novo também é chamada de “Sint Sylvester Vooranvond” na Bélgica e as crianças escrevem cartas para pais e padrinhos.

TAILÂNDIA

Songkran é o festival tradicional da água no país e simboliza a lavagem da má sorte. É comemorado durante três dias no mês de abril.

ESPANHA

Na Espanha, muitos comem 12 uvas ao escutar os sinos da meia-noite na véspera de Ano Novo. Acredita-se que o ritual traz prosperidade ao ano que está chegando.

ÁFRICA DO SUL

Em partes de Johannesburgo, a estranha (e perigosa) tradição de Ano Novo envolve jogar fora móveis antigos e indesejados. A idéia é, literalmente, jogar os itens pela janela.

ARGENTINA

Os argentinos comem feijão antes do relógio marcar meia-noite como forma de incentivar o crescimento da carreira profissional no próximo ano.

FINLÂNDIA

Os finlandeses derretem pequenas ferraduras feitas de estanho em uma panela e depois jogam o metal derretido em um balde de água fria. Segundo a tradição, a forma que o metal se solidifica determina previsões para o Ano Novo.

DINAMARCA E NORUEGA

O Ano Novo dos dinamarqueses e noruegueses gira em torno de comida. Eles celebram com um prato tradicional de bacalhau cozido e uma sobremesa especial chamada “Kransekage”, um enorme bolo doce decorado com bandeiras.

ITÁLIA

A tradição de Ano Novo em Veneza é dar beijos na Praça de São Marcos no momento da virada.

FILIPINAS

Frutas redondas são colocadas sobre a mesa de jantar na véspera do Ano Novo, o formato circular delas representa dinheiro e prosperidade para o próximo ano.

BIELORRÚSSIA

Um jogo popular entre as bielorrussas solteiras no Ano Novo consiste em formar um círculo com um galo no meio e distribuir um punhado de milho entre as mulheres que desejam participar da brincadeira. Os grãos que o animal escolher primeiro indica quem será a primeira do grupo a casar.

ALEMANHA

Os alemães comem maçapão em forma de porcos, que são considerados um símbolo de boa sorte.

ROMÊNIA

Na mitologia local, os ursos são considerados sagrados. Para afastar os espíritos malignos, os ciganos romenos usam peles de ursos reais e dançam pelo Vale Trotus na véspera de Ano Novo.

EQUADOR

Os equatorianos criam efígies de pessoas que representaram desgraças no Ano Velho e os queimam nas ruas para “limpar” a má sorte e saudar o Ano Novo com positividade.

JAPÃO

No Japão, os templos budistas tocam os sinos 108 vezes para receber Toshigami, o Deus do Ano Novo. Os japoneses também limpam suas casas e enviam cartões conhecidos como nengajo.

SUIÇA

As pessoas celebram o Ano Novo atirando sorvetes no chão, pois significa abundância e prosperidade para o ano que está por começar.

CHILE

Alguns chilenos optam por passar o Ano Novo com os entes falecidos, fazendo uma visita especial ao cemitério.

BOLÍVIA

 

Os bolivianos fazem doces no formato de moedas e as pessoas que os encontram, de acordo com a tradição, terão boa sorte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.